Descobrindo a Mediação
- Margarete Pereira

- 26 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2021

Pessoal, hoje vou falar sobre a mediação de conflitos, como ela aconteceu na minha vida profissional e pessoal, porque acabei trocando o heterocompositivo pelo autocompositivo. Poderia simplesmente dizer que compreendi o significado do ganha ganha, pacificação social e a humanização nas relações. Na realidade foi sim uma transformação interna; quando iniciei as conciliações não tinha percebido o quanto ainda iria me transformar. Aos poucos fui entendendo tudo aquilo que me foi ensinado, eu uma lutadora onde o ganhar era o ideal de vida, não tinha vislumbrado a metamorfose que acontecia em mim, quanto mais eu me aprofundava nas conciliações e estudava os casos mais gostava dos resultados, mas foi com a mediação que entendi o significado da palavra (dispa-se e vista-se novamente).
Uma breve explicação o porque a mediação é diferente da Conciliação, é importante dizer que ambas são importantes, mas cada uma com suas prerrogativas:
Na Conciliação o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma solução.
Na Mediação o mediador e um facilitador, que não pode sugerir ou interferir na construção de uma solução, são os mediandos que buscam o melhor para ambos. Na mediação busca-se a boa convivência o restabelecimento de uma boa comunicação o fim do conflito, ela não visa o acordo.
A mediação me fez uma pessoa mais humana, mais leve e feliz, fez diferença na convivência com meus filhos, me colocando no lugar deles e entendendo suas necessidades e seus pedidos, assim como os fiz entender as minhas necessidades e meus pedidos. Assim como melhorou meu olhar para minha família de origem. E é lógico com o meu esposo. Com a prática vêm os desafios e com eles a busca pelo conhecimento e esse não termina nunca. Bom! No próximo texto quero trazer para vocês a mediação familiar onde hoje me faço presente e busco cada vez mais meios para ajudar essas famílias que merecem ser felizes, porque o conflito não leva a nada apenas ao afastamento.




Comentários