top of page

Praticando a Empatia

  • Foto do escritor: Margarete Pereira
    Margarete Pereira
  • 15 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Em.pa.tia

Substantivo feminino

Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

Habilidade para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, conectando-se com o outro. “vivendo a vida do outro para poder entender os seus sentimentos e suas necessidades reais”.

Etimologia (origem da palavra empatia). Do grego empátheia; pelo inglês empathy.


Após está pequena introdução trago até vocês uma das minhas leituras mais empolgantes sobre empatia, conheci a história da design de produto Patrícia Moore, uma jovem de 20 anos pioneira em viver no lugar do outro. Ela viveu na pele a vida de uma senhora de 85 anos, colocou com a ajuda de maquiador um rosto enrugado para parecer uma idosa, vestiu-se como uma; colocou óculos embaçando sua visão, fechou os ouvidos deixando passar pouco som, curvou seu corpo com fitas adesivas, colocou talas nas pernas para dificultar sua caminhada e por fim, colocou sapatos desiguais para andar mancando de forma a precisar de uma bengala. Patrícia fez tudo isto para saber como uma pessoa desta idade se sentia e o que realmente necessitavam e, com isso também percebeu como elas eram tratadas, quais eram suas reais dificuldades. Com sua experiência ela pode desenvolver produtos para facilitar a vida de idosos e deficientes, criou alternativas para ajuda-los o máximo à vida deles, por ter vivido na pele suas dificuldades.

Trouxe está experiência da Patrícia Moore, para poder elucidar a importância de se colocar no lugar do outro, e como podemos nos conectar com o outro através da empatia.

Então o que é empatia? Empatia e a arte de se colocar no lugar do outro através da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas.

Como podemos prática-lá? Para desenvolver a empatia é necessário observar alguns pontos:

  • Perceber o mundo através da ótica do outro;

  • Não julgar;

  • Não ter preconceito;

  • Compreender o sentimento do outro, sentir o que ele sente em sua intensidade;

  • Comunicar-se de forma clara, manter um contato visual e ouvir com o coração.

Então não podemos pensar que empatia seja um ato de bondade ou compaixão, ela é muito diferente disso é uma revolução no comportamento humano e nas relações interpessoais.  

A empatia nos humaniza, nos da clareza para perceber o outro e nos deixa mais leve para tratar com o outro, entendendo seus sentimentos e seus interesses reais. Praticar a empatia é se humanizar.

 
 
 

Comments


bottom of page